Exercícios do livro - página 23
- Defina multimédia
Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático (texto, gráficos ou iomagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).
Sempre que o sistema multimédia permita que o utilizador final controle os elementos, ou conteúdos, que são apresentados, bem como os momentos em que a sua apresentação ocorre - estamos perante um sistema multimédia interactivo e uma aplicação multimédia interactiva.
- Indique quais são e caracterize os tipos de informação multimédia.
Tipos de informação multimédia | Caracterização |
Texto |
Texto digital plain text - criado por intermédio de editores de texto. rich text - criado com recurso s processadores de texto. |
Gráficos |
Media gráficos - desenho vectorial. |
Imagens (imagens bitmap) | Media imagens - imagens bitmap. |
Vídeo (imagens em movimento) |
criadas a partir de uma câmara digital ou digitalizando o vídeo proveniente de uma câmara de vídeo analógico ou de uma televisão. Os clips de vídeo podem ser gerados por computador através de operações designadas por rendering de animação. |
Animação (gráficos em movimento) |
As sequências de animação são, na maioria dos casos, sintetizadas por computador. |
Áudio (som) | O áudio digital pode resultar de som que é digitalizado a partir de fontes sonoras ou pode ser sintetizado directamente no computador. |
- Caracterize e compare os dois esquemas de classificação dos tipos de media.
1. Media capturados vs Media sintetizados
Media capturados do mundo real - imagens, vídeo e áudio;
Media sintetizados por computador - texto, gráficos e animação.
2. Media estáticos vs Media dinâmicos (Natureza espácio-temporal)
Media estáticos (discretos ou espaciais) - texto, imagens e gráficos; constituídos por elementos de informação independentes do tempo
Media dinâmicos (contínuos ou temporais) - áudio, vídeo e animação; exigem uma reprodução contínua ao longo do tempo - o tempo faz parte da sua semântica.
Vídeo digital - imagens em movimento.
Animação - gráficos em movimento.
- Descreva as características principais de um sistema multimédia.
(contexto de informação manipulada por computador - digital)
1 - A informação manipulada pelos sistemas multimédia representa-se sob a forma digital, mas os media são independentes entre si.
na representação digital utiliza-se um único formato (bits), os vários media estão integrados mas podem ser tratados de forma independente.
2 - Os sitemas multimédia combinam obrigatoriamente pelo menos um media estático com um media dinâmico.
combinam um media estático (texto, gráficos ou i magem) com um meio dinâmico (vídeo, audio ou animação).
3 - Os sistemas multimédia são controlados por computador.
pelo menos a apresentação da informação ao utilizador final seja controlada por coomputador.
4 - Os sistemas multimédia são integrados.
a quantidade e o tipo de sistemas informáticos envolvidos dão mínimos - por exemplo, quando se utiiliza o mesmo monitor de computador para apresentar texto, imagens, vídeo, animações e áudio.
A integração requer que os vários media estejam de tal modo integrados que possam ser apresentados via uma interface unificada e manipulados através de um único programa ou aplicação informática.
5 - A interface oferecida pelos sistemas multimédia ao utilizador final pode permitir a interactividade.
A interactividade permite ao utilizador final controlar como e quando os elementos da informação são apresentados.É a única característica que não é obrigatória para que um sistema possa ser designado por multimédia.
- Defina interactividade.
Interactividade é a característica dos sistemas multimédia que permite ao utilizador final controlar como e quando os elementos da informação são apresentados.É a única característica que não é obrigatória para que um sistema possa ser designado por multimédia. É uma característica bastante frequente, mas nem todos os istemas multimédia são interactivos.
- Indique qual a importância da representação digital em multimédia.
O facto de todos os media em jultimédia serem digitais, isto é, serem representados por 0 (zero) e 1 (um) permite que os media sejam processados por intermédio de programas informáticos, o que, por sua vez, permite que os programas controlem a ordem pela qual os media são apresentados, bem como a forma como se combinam. Isto conduz necessariamente à interactividade: o programa informático controla a apresentação e a combinação dos media em resposta a comandos do utilizador.
- Defina a noção de modalidade e indique qual a sua relevância em multimédia.
Modalidades - vários tipos de percepção. Os seres humanos são multisensoriais na medida em que empregam os sentidos da visão, audição, tacto, olfacto e paladar quando comunicam. Um sistema multisensorial pode ser designado por multimodal.
Um sistema multimédia pode ser:
- multimodal - quando os media utilizados pelo sistema multimédia estimulem mais do que um sentido em simultâneo. ex: uma palicação multimédia que utilize texto, imagem e áudio é multimédia e multimodal.
- não multimodal - ex: uma apliação multimédia que utilize texto, imagem e animação, pois apenas estimula uma modalidade - a percepção relacionada com o sentido da visão.
- Indique por que é que um sistema multimédia nem sempre é multimodal.
não é multimodal - ex: uma apliação multimédia que utilize texto, imagem e animação, pois apenas estimula uma modalidade - a percepção relacionada com o sentido da visão
- Indique e caracterize sucintamente as quatro áreas principais em que se agrupam as tecnologias multimédia, dando exemplos concretos de tecnologias que se inserem em cada grupo.
Num nível mais baixo (mais afastado do utilizador) situam-se as tecnologias de base que suportam a representação digital da informação multimédia.
No nível mais elevado (mais próximo do utilizador ) incluem-se as tecnologias que suportam a criação de conteúdos e de aplicações multimédia e as próprias aplicações com as quais o utilizador interage directamente.
1 - Representação de informação multimédia - inclui as técnicas de digitalização da informação, os formatos de representação de cada media, incluindo as técnicas de compressão que lhes estão associadas, e os aspectos relacionados com o hardware necessário para a obtenção de uma plataforma multimédia. Ex: técnicas de digitalização; técnicas de compressão da informação; formatos de imagem, gráficos e texto; formatos de vídeo, áudio e animação; plataformas multimédia.
2 - Sistemas multimédia - inclui as técnicas associadas a processamento , armazenamento, apresentação e transmissão de informação multimédia. Ex: Sistemas de armazenamento óptico; sistemas de bases de dados multimédia; servidores de media; linguagens de programação; sistemas operativos; redes de comunicação de dados.
3 - Serviços multimédia - inclui as técnicas que permitem implementar utilizações específicas de um dado sistema multimédia que fornece uma ou mais funções. Ex: vídeo a pedido; Videoconferência; análise de conteúdo; segurança; protocolos de transferência de informação.
4 - Aplicações e conteúdos multimédia - inclui as técnicas que permitem produzir, isto é, conceber e desenvolver, aplicações multimédia incluindo as técnicas para o desenvolvimento de um projecto multimédia, os paradigmas de autoria de aplicações multimédia e as técnicas específicas para a autoria de cada media. Inclui ainda a caracterização de aplicações multimédia de acordo com o seu objectivo e área de aplicação, e as técnicas de criação de interfaces interactivos.
- Defina aplicação multimédia e dê alguns exemplos de aplicações multimédia.
Aplicação multimédia - designa o programa, ou a aplicação informática, que controla a apresentação dos conteúdos de vários tipos de media ao utilizador final, istro é, o software que realiza a reprodução das combinações de media (apresentação multimédia).
Exemplos de aplicações multimédia: Livros electrónicos; quiosques multimédia; jogos interactivos; educação; formação; televisão interactiva; realidade virtual; projectos de aplicações; ferramentas de autoria; tecnologias interactivas para a criação de interfaces e da navegação.
- Defina autoria multimédia.
Autoria multimédia - processo de desenvolvimento de aplicações multimédia. Requer dosi tipos de software: sistemas ou ferramentas de autoria e sistemas ou ferramentas de autoria multimédia.
- No que diz respeito ao desenvolvimento de aplicações multimédia, distinga entre ferramentas de autoria de conteúdos e ferramentas de autoria multimédia.
Ferramentas de autoria de conteúdos - são aplicações especializadas que permitem manipular as características particulares dos vários media tais como texto, os gráficos vectoriais, as imagens ou o vídeo.
Ferramentas de autoria multimédia - permitem dispor os vários media, quer no espaço, quer no tempo, bem como adicionar-lhes comportamentos interactivos, isto é, permitem criar a apresentação de informação multimédia.
- Descreva sucintamente as fases principais de um projecto multimédia.
1 - Estabelecimento de objectivos e das mensagens através de um planeamento cuidadoso.
2 - Fase de concepção, ou design da aplicação - desenvolvimento do plano - especificação, até ao mais ínfimo pormenor, dos media a utilizar, como os combinar e quais as opções de navegaçãoque são pertinentes. Produção de um guião.
3 - Fase de produção - criar os conteúdos e a aplicação através das ferramentas de autoria.
4 - Fase de testes - corrigem-se os erros e as inconsistências da aplicação e verificam-se se os objectivos do projecto foram atingidos e se a aplicação funciona nas plataformas a que se destina e se cumpre os requisitos impostos pelos utilizadores.
5 - Distribuição - esta fase requer um suporte que permita fazê-la chegar aos utrilizadores e pode ser online e offline.
- Dê dois exemplos de ferramentas de software para autoria de conteúdos de cada tipo de media.
Tipos de informação multimédia | Ferramentas de software para autoria de conteúdos |
Texto |
Microsoft Word Corel WordPerfect Microsoft Publisher |
Gráficos |
Macromedia Freehand Corel Draw Graphics Suite Adobe ilustrator |
Imagens (imagens bitmap) |
Adobe Photoshop PaintShop pro Ulead Photo Impact |
Vídeo (imagens em movimento) |
Adobe Premiére Ulead Video Studio Microsoft Windows Movie Maker |
Animação (gráficos em movimento) |
Autodesk 3D Studio Max Adobe After Effects Ulead Cool 3D |
Áudio (som) |
Sonic Foundry SoundForge Sonic Foundry Vegas Audio Sonic Foundry Acid Pro |
- Indique quais são os tipos de distribuição para as aplicações multimédia.
Distribuição online - usa uma rede informática, que pode ser uma rede local (LAN - Local Area Network) ou um conjunto de redes, tal como a Internet, como suporte para enviar informação multimédia de um computador (servidor) para o computador do utilizador final (cliente). Em particular, a Web, um serviço multimédia que assenta sobre a Internet, tem-se afirmado como o meio mais popular de distribuição online de multimédia. A aplicação multimédia designa-se assim como aplicação em rede ou online.
Distribuição offline - requer a utilização de suportes de armazenamento digital com uma capacidade suficiente para albergar os media digitais e a aplicação multimédia. No caso da distribuição offline, é vulgar designar a aplicação multimédia por aplicação local ou stand-alone. Os suportes mais utilizados para a distribuição offline são os discos ópticos, quer os Compact Discs (CD), quer os Digital Versatile Discs (DVDs).
- Dê quatro exemplos de ferramentas para autoria multimédia e indique os tipos de distribuição a que se destinam.
Aplicações stand-alone (distribuição offline)
Macromedia Director MX
Macromedia Flash MX
CD-ROM/CD-R ou DVD-ROM /DVD /+R
Roxio Easy CD/DVD Creator
Nero Burning ROM
Aplicações em Rede (distribuição ofline)
Macromedia Dreamweaver MX
Macromedia Flash MX
Macromedia Director Mx