TEMA 2

2.Tiposde Media I

Representaçãodigital . Digitalização. Informaçãoestática e dinâmica.Texto. Gráficos . Imagens. Vídeo. Animação. Áudio

  •  A combinação de diferentes media não é nova. Dê três exemplos de formas tradicionais de combinar media.

Filme mudo – piano (combina imagem e áudio).

Powerpoint – narração (combina imagem gráficos animação e audio).

Televisão - mistura som, texto e imagens em movimento

Um gravador de vídeo VHS - armazena e reproduz simultaneamente som e imagens em movimento

Teatro e o cinema

  • A combinação de diferentes media não é nova. Refira três vantagens introduzidas por multimédia digital.

É natural – percepção do mundo através de mais do que um dos sentidos.

A combinação dos vários media utilizados permite envolver os cinco sentidos de forma a enriquecer a mensagem, facilitar a absorção da informação e a interpretação do conteúdo permitindo uma comunicação de forma eficaz e precisa.

A combinação, sobretudo de informação visual, auditiva e táctil, permite enriquecer a mensagem, facilitar a absorção  de informação e o seu entendimento digital – interpretação do conteúdo da comunicação. (p.1§1)

 

  • Identifique três modelos para a combinação de tipos de media. Descreva resumidamente e apresente um exemplo para cada um. Qual o papel da não-linearidade neste cenário?

Os sistemas e aplicações multimédia combinam, na grande maioria dos casos, pelo menos um media estático com um media dinâmico.

 

Modelos de integração multimédia:

1 – Baseado em páginas: arranjo espacial 2D (e.g. página Web |HTML);

2 – Baseado em cenas: arranjo espacial 3D (e.g. jogos RV, VRML, MPEG4);

3 - Baseado no tempo: arranjo temporal (e.g. slide show, PowerPoint, Flash, Director);

4 – Não linear (Hiper ...): hiperligações entre os elementos (Ferramentas de Autoria e Linguagens de especificação). A não-linearidade é o conceito fundamental em hipermédia e multimédia interactiva baseada no tempo. A não-linearidade ajuda a integrar os outros modelos permitindo estabelecer ligações entre as diferentes partes.

  

Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático (texto, gráficos ou iomagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).

  • Caracterize os três estágios por que um meio tipicamente passa no processo de se tornar  estabelecido. Exemplifique com um meio à sua escolha.

A informação é armazenada, processada e transmitida.

Imagem - digitalizar (transformar em dígitos binários - 0 e 1) e armazenar.

  •  Caracterize os seguintes tipos de media: imagem, texto, stream de texto, vídeo, gráfico, áudio, e animação, de acordo com a sua natureza (exo. estática) e a sua origem (exo. capturada). (2) 

Media type Critérios

Imagem

Texto

Stream de texto

Vídeo

Gráfico

Áudio

Animação

Natureza

 

Estática

Estática

Estática

Dinâmica

estática

Dinâmica

Dinâmica

Origem

Capturada

Sintetizada

Sintetizada

Capturado

Sintetizado

Capturado

Sintetizado

 

  •  Caracterize, preenchendo a tabela seguinte, os diferentes tipos de media, relativamente à sua dimensão, organização e volume. (2)  (2010)

 

Media type Critérios

 

Imagem

Gráfico

Texto

Vídeo

Áudio

Dimensão

Estático espacial

Estático espacial

Estático

 “não espacial”

Temporal e espacial

Temporal

não-espacial

Organização

Não estruturado

Organizado

Organizado

Não estruturado

Não estruturado

Volume

Médio

Baixo +

Baixo

Elevado

Massivo

Informação

Rica

Rica

Pobre

Muito rico

Rico

Relação          

Complexa

bem

definida   

Complexa

bem

definida    

simples

bem definida

Complexa  

Complexa

definida

  • Defina o conceito de PCM para digitalização e descreva os passos envolvidos. Quais são as consequências de alterar o número de bits usados em cada um deles?

PCM - Técnica mais comum para converter um sinal analógico em sinal digital (permite obter sequências binárias).

1 – Amostragem – retenção de um conjunto finito de valores. Discretiza na frequência de quanto em quanto tempo ou espaço eu vou amostrar. Quantro maior a frequência maior a qualida e também maior o espaço de armazenamento.

2 – Qiuantização/Quantificação -  processo pelo qual o sinal é convertido num outro sinal.Discretiza na amplitude. Quantos mais valores diferentes eu consigo ter, melhor a qualidade e mais espaço de armazenamento preciso.

A distorção introduzida durante a digitalização ou conversão A/D o que conduz a perda de informação e o sinal que se obtém tem poucas probabilidades de ser igual ao orignial.

Ex: GIF quanto mais cores eu tiver mais eu vou perder (só utilizo 256 cores)

Metodo de compressão digital:

PCM- constroi um sinal digital a partir de uma serie de impulsos (ver pagina 198)

  • No processo de digitalização, quais os dois factores mais relevantes para a qualidade do sinal digital e o que caracteriza o seu impacto?

Taxa de amostragem - se aumentar a taxa de amostragem, aumenta a fidelidade da discretização no tempo e/ou no espaço.

Número de bits utilizado para codificar a amostra - se aumentar o número de bits aumenta a fidelidade da discretização de amplitude.

Em suma, aumenta-se o número de bits necessários para representar a informação que é chamando o bit rate. (p. 38 §6)

  • No contexto do processo de digitalização: o que entende por quantização? Qual o compromisso fundamental a encontrar na definição dos seus parâmetros, e quais as consequências no resultado da digitalização?  (2010)
  • O que é “quantização”? Explique porque conduz a um erro claramente identificável.

Quantização (discretização) - processo pelo qual o sinal amostrado é convertido num outro sinal: o sinal quantificado. Também se designa por discretização de valores ou da amplitude. O sinal quantificado já pode ser codificado em binário (codificação) associando um grupo de bits designado por palavra de código ou simplesmente código.

A quantificação é o segundo passo da digitallização  e consiste num processo de conversão de um sinal amostrado num outro sinal que apenas pode assumir um número limitado de valores.

A distorção introduzida durante a digitalização ou conversão A/D o que conduz a perda de informação e o sinal que se obtém tem poucas probabilidades de ser igual ao original.

Quantização - está directamente relacionada com o número de bits necessário para representar uma amostra.

 

  • No contexto do processo de digitalização: Em que difere, no essencial, a quantização na digitalização de uma imagem se optarmos entre o sistema true color e high color para as cores da imagem.  (2010)

Tem a ver com os bits true color (ocupa mais espaço – 24 bits para cima) e high color (menos espaço 16 bits)

  • Quais são as principais vantagens e desvantagens da digitalização dos media?
  • Refira duas vantagens e uma desvantagem da digitalização, subjacente aos sistemas multimédia digitais cada vez mais usados de forma generalizada. (2010)

 Vantagens:

Universalidade da representação já que qualquer tipo de media é codificado de uma forma única (sequência de bits). 
Armazenamento - permite a utilização do mesmo dispositivo de armazenamento digital para todos os media. (espaço de armazenamento varia consoante o tipo de media - volume de armazenamento é maior em vídeo, áudio)(ex: bibiliotecas digitais, em vez de prateleiras com livros)

Transmisão - permite a utilização de qualquer sistema de comunicações para transmitir a informação multimédia digita (com capacidade de conduzir informação digital (bits)).
Processamento de informação - toda a informação pode ser amnipulada, analisada, modificada, alterada, e complementada por programas de computador.

Desvantagens:

associada à distorção introduzida durante a digitalização ou conversão A/D, em que o processo de amostragem seguido da quantificação/codificação pode introduzir distorções e e consuzir a perdas de informação. 

 

  • Identifique as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F) sobre fonts de texto, na seguinte lista:  (2010 as 1ªs cinco)

(F) Adobe type 1 e True Type são exemplos de fonts bitmap. (vectoriais - são outlines – escaláveis)

(F) Fonts bitmap não são escaláveis, mas garantem a mesma aparência em todas as plataformas.

(F) Fonts outline são mais escaláveis, mas a sua aparência não é a mesma em todas as plataformas.

(F) A adopção de fonts embebidas restringe a escolha de fonts ao designer.

(V) Fonts Sans-Serif são muito adequadas para ecrãs.

(F) Fonts Sans-Serif melhoram a legibilidade em textos longos em papel.

(F) Fonts Serif são muito adequadas para textos longos em papel.

(F) Fonts proporcionais facilitam (melhoram) a formatação.

(V) Fonts proporcionais melhoram a legibilidade.

(F) Fonts mono-space melhoram a legibilidade.

(V) Fonts mono-space melhoram a formatação.

(V) Point e Pica são duas unidades diferentes usadas no dimensionamento de fonts.

(V) Glifos foram introduzidos como uma alternativa a códigos de caracteres.

(F) Glifos são códigos de caracteres. (representação de caracteres)

  • Comente as seguintes afirmações sobre gráficos vectoriais e imagens bitmap:

a) “As imagens bitmap são independentes da resolução.”

Falso. A resolução tem a ver com amostragem e a quantidade de informação visual que tem por unidade de espaço, está relacionada com o detalhe da imagem e determina a sua dimensão real. Os bitmap não têm uma dimensão dísica pois dependem da resolução.

As imagens não são corrigíveis; não reconhecem qualquer informação estrutural; o conteúdo semântico não é preservado pela representação; são descritas em termos de pixéis.

 

b) “Nos gráficos vectoriais, o conteúdo semântico é preservado.”

Verdadeiro. Nos gráficos vectoriais a informação visual que constitui a imagem é representada sob a forma de equações matemáticas que descfrevem uma série de elementos, que podem ser bidimensionais (2D) tais como linhas, rectângulos, ovais, polígonos, curvas e outras formas geométricas ou tridimensionais (3D), tais como sólidos ou outros volumes.

Os conteúdos gráficos são corrigíveis, na medida em que a sua representação retém a informação estrutural. O conteúdo semântico é preservado pela representação. São descritos em termos de objectos.

O rendering é uma operação gráfica que toma os dados gráficos e produz dados de imagem, ou seja, interpreta as equações matemáticas que descrevem os objectos gráficos.

  • Identifique as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F) sobre características distintivas de gráficos vectoriais, quando comparados com imagens bitmapped:  (2010 - as 1ªs cinco))

(V) São menos realistas.

(F) São mais realistas.

(F) Requerem menos tempo para apresentação, por não requererem processo de rendering.

(V) Requerem mais tempo para apresentação devido ao processo de rendering.

(V) Tornam-se mais compactos, requerendo menos espaço.

(V) São independentes da resolução.

(V) O conteúdo semântico é preservado.

(F) O conteúdo semântico não é preservado.

(V) Mantêm informação estrutural.

(V) São descritos por objectos e modelos matemáticos.

(F) São descritos por representações bitmap de vectores. (são descritos por vectores Os gráficos vectoriais são descritos por objectos e modelos matemáticos. Os bitmaps são representados por uma matriz de pixeis (correspondentes aos pontinhos no ecrã), através da sua cor.)

  • Identifique afirmações verdadeiras (V) e falsas (F) sobre cor, na seguinte lista:

(F) A cor percebida está nos objectos coloridos.

(V) A cor percebida está na luz reflectida pelos objectos coloridos.

(F) Os humanos são igual/ sensíveis às cores primárias RGB, razão para as definir como cores primárias.

(V) As cores primárias vermelho, verde e azul são dependentes dos olhos humanos.

(V) Os olhos humanos são sensíveis à cor e à luminância, através de cones e bastonetes.

(F) CMYK é o modelo de cor mais adequado para scanners.

(V) CMYK é o modelo de cor mais adequado para impressoras.

(V) A gama de cores do modelo CMYK não coincide totalmente com a do RGB, uma das razões para a definição de pantones. (Pantones – catálogo de cores)

(V) CIE-x,y,z é um modelo de cor perceptualmente uniforme.

(F) A maioria dos modelos de cor é perceptualmente uniforme.

(V) O modelo HSV corresponde a uma mudança de referencial no modelo RGB.

(F) No YUV, todos os coeficientes RGB têm o mesmo peso.

(F) No YCbCr, os coeficientes RGB têm pesos iguais.

(Em ambos, o cálculo dos coeficientes (Y,U,V e Y, Cb, Cr, respectivamente) é baseado no cálculo da luminância (Y) através de uma média ponderada dos coeficientes R,G e B onde o peso que se dá a cada um  e´ diferente e dependente da nossa sensibilidade relativa a cada uma das cores. O peso maior é dado ao G (porque somos mais sensíveis a verde) e o peso menor é do B  (porque somos menos sensíveis a azul). A fórmula é: Y = 0.2125*R + 0.7154*G + 0.0721*B)
 

https://www.ieeta.pt/~bss/aulas/Cor-11-07.pdf

  • Complete, com indicação de verdadeira (V) e falsa (F) ou modelos de cor (RGB, CMYK, HSB, YUV, YCbCr, CIE-XYZ), as seguintes afirmações sobre cor:  (2010)

(V) A gama de cores do modelo CMYK não coincide com a do RGB – uma das razões para a definição de pantones.

(F) Os humanos não são igualmente sensíveis à luminância e à crominância – razão para a definição do modelo CMYK como alternativa ao RGB. (aparece no  YUV)

(V) O modelo de cor __CIE-XYZ____________ é perceptualmente uniforme.

(V) ____RGB_________ é o modelo de cor mais adequado para scanners.

(V) As dimensões base do modelo de cor ________HSV (HSB)_________ correspondem àquelas que os artistas estão habituados, sendo um modelo orientado ao utilizador.

  • Comparando os fundamentos dos modelos de cor RGB e YCbCr, justifique qual é o mais adequado para compressão de vídeo. (2010)

São vários os espaços de cores usados para representar imagens digitais, tais como:RGB, HSI e YCbCr (SHI; SUN, 1999). O espaço de cores RGB é um dos mais comuns, tendo em vista que é este o espaço de cores utilizado nos monitores coloridos. O RGB representa, em três matrizes distintas, as três cores primárias captadas pelo sistema visual humano: vermelho, verde e azul. Daí advém o nome deste espaço de cores (do inglês red, green blue - RGB). No espaço de cores YCbCr as três componentes utilizadas são luminância (Y), que define a intensidade luminosa ou o brilho, crominância azul (Cb) e crominância vermelha (Cr) (MIANO, 1999).

Os componentes R, G e B possuem um elevado grau de correlação, tornando difícil o processamento de cada uma das informações de cor de forma independente. Por isso, a compressão de vídeos é aplicada para espaços de cores do tipo luminância e crominância, como o YCbCr (RICHARDSON, 2002).

Outra vantagem do espaço de cor YCbCr sobre o espaço RGB é que no espaço YCbCr a informação de cor está completamente separada da informação de brilho. Deste modo, estas informações podem ser tratadas de forma diferenciada pelos compressores de imagens estáticas e vídeos.

https://ppginf.ucpel.tche.br/TI-arquivos/2007/PPGINF-UCPel-TI-2007-2-02.pdf

 

 

 

 

  • Por que razão YCbCr é o modelo de côr adoptado nalguns dos mais populares formatos de imagem e vídeo digital? Descreva as principais propriedades deste modelo.

 

O modelo YCbCr, para além da sua aplicação à televisão e ao vídeo, é também empregue por alguns formatos digitais de imagem, dos quais o mais importante é oformato JFIF (também incorrectamente designado por JPEG). A vantagem do empregodeste modelo é, tal como em televisão, a separação da cor em componentes deluminância e de crominancia. Como a vista humana é muito mais sensível à luminância do que à crominancia, a informação sobre as componentes de crominancia de uma dada cor no espaço YCbCr não necessita de uma gama de valores (e precisão) igual à da sua luminância. Se as componentes YCbCr ocuparem originalmente 8 bits cada, é possível então reduzir a representação das componentes de crominancia a apenas 2 bits, ou seja, ¼ do espaço inicialmente ocupado e a informação sobre uma cor passa a ocupar apenas 12 bits em vez dos 24 bits iniciais. Uma imagem pode assim ser reduzida a metade do seu tamanho original. Esta técnica é designada por quantização da cor.

https://www.visual.pro.br/cg1/pdf/capitulocores.pdf

 

  • Explique as principais características do modelo de côr YUV. Quais foram as principais motivações por trás da sua definição?

Separação entre luminância e cor. Há maior sensibilidade, do olho humano, à luminância. Pode poupar-se largura de banda na cor. O Olho humano é mais sensível ao verde (g) e menos sensível ao azul.

 Contudo, nenhum destes modelos tem em conta uma propriedade da visão humana. Esta é mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). O modelo YUV tem em conta esta característica.
O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão.
Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
https://esagapib12ano.blogspot.com/2010/04/ainda-sobre-teoria-da-cor-o-modelo-yuv.html

O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, o modelo YUV é definido pela componente luminância (V) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - V).
Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.

 o modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo. Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.

  • Explique as principais características e motivações para o modelo de cor HSV. Por que razão não é adoptado nos formatos de vídeo?

Modelo HSV (HSB) - produz a cor através da especificação da tonalidade (Hue), da saturação e do brilho do pixel.

Usado por artistas - baseado em parâmetros percptuais.

 

 

H – qual é a cor

S – mais perto ou mais longe do eixo

V – brilho (mais para cima, + claro; maís para baixo, + escuro)

  • Explique o conceito de profundidade de côr em bitmaps. Quais são as principais vantagens da adopção de CLUTs “Color LookUp Tables” neste contexto?

Profundidade de cor é a quantidade de informação armazenada em bits por cada pixél, determina quanta informação relativa a cada cor está contida em cada pixel.

A adopção de CLUTs permite redizir a profundidade de cor, reduzindo o seu espaço de armazenamento já que os CLUTs permitem representar as cores dos pixéis por meio de índices (ou apontadores) de uma tabela (CLUT) que é armazenada juntamente com a imagem podendo ser utilizado por muitos formatos de imagem.Desta forma o espaço de armazenamento de uma imagem bitmap será reduzido diminuindo assim a profundidade de cor.

  • Quais são as consequências de apresentar uma imagem num dispositivo com resolução superior à sua resolução natural? Explique o conceito de oversampling. Como ele se relaciona com a situação anterior? (2)

Oversampling – ponho uma resolução maior do que a que preciso para mostrar melhor a imagem. Como a imagem é esticada fica com pior qualidade e com tamanho mais pequeno???

 Dado que estas imagens possuem mais pixeis, ocupam um espaço de armazenamento maior e demoram mais tempo a ser transferidas em redes de computadores

  • Explique por que razão uma fotografia guardada no formato GIF tende a perder qualidade. Que tipo de fotografia perde mais qualidade? Justifique.  (2010)

 O formato GIF utiliza a codificação sem perdas LZW (técnicas baseadas em dicionários) introduz perda na cor se a imagem usar mais de 256 corers. Resolução e nº de bits para as cores (8 bits).

Um dos principais defeitos deste formato é que ele foi projectado para um número pequeno de cores (máximo de 256). Quando mais cores são aplicadas, é mais indicado a utilização de outros formatos específicos para fotos, como o JPEG e o TIFF

A fotografia que perde mais qualidade é a que corresponde a imagens naturais (capturadas) originadas em scanners, máquinas fotográficas, porque contém variações contínuas de tonalidade e são comprimidas com mais eficiência por meio da cofificação baseada em transformadas..

  • Como compara os formatos de vídeo digital AVI e M-JPEG?

M-JPEG – comprime e guarda cada frame em lugar de registar as diferenças entre uma frame e a seguinte.

AVI- este formato pode ser obtido recorrendo a vários métodos de compressão, em tempo real ou não, e com ou sem a ajuda de hardware. Utiliza compressão com perdas e compressão espacial.

 

  • Refira uma vantagem e uma desvantagem de efectuar pré-rendering versus rendering tempo-real, em animações.  (2010)

O rendering de animação pode, ou não, ser realizado em tempo real.

A) Rendering em tempo real as tramas da sequência de vídeo resultante do rendering vão sendo apresentadas ao utilizador à medida que o modelo vai sendo convertido, sendo necessarias no minimo 15 tramas/seg para evitar a distorção do movimento.

  • Desvantagem: Por isso o rendering em tempo real só é possivel para modelos simples ou utilizando hardware especializado para acelaração do rendering, tal como uma placa gráfica que possua uma boa quantidade de memória.
  • Vantagem: mais flexível pois é possível modificar o modelo interactivamente à medida que a reprodução avança, permite acrescentar objectos, removê-los e acender ou apagar luzes. É assim mais interactiva e modificável.

B) Efectuando pre-rendering (pré-conversão em tramas de vídeo digital)

  • Vantagem: apesar de levar varias horas a concluir, no final do processo, o resultado do rendering fica armazenado sob a forma de uma sequência de vídeo digital apresentando uma melhor qualidade visual do que se fosse realizado em tempo real.A qualidade temporal tb é mais elevada, já que se obtém uma frame rate constante.
  • Desvantagem:  Não é possível modificar o modelo interactivamente à medida que a reprodução avança

 

  •  Quais são as principais propriedades do MP3? Porque razão será um formato de áudio tão popular?

Deita fora as frequências que o nosso ouvido não percepciona.

Ocupa pouco espaço de armazenamento.

Ainda assim tem boa qualidade.

 É o 3º esquema de codificação para compressão de sinais de áudio especificado na norma MPEG-1 layer III. Utiliza um método de compressão com perdas que se designa por codificação perceptiva. Baseia-se na teoria psicoacustica e elimina do sinal sonoro original a informação redundante que o ouvido não detecta. Utiliza também uma transformada MDCT. Permite obter um rácio 1:12 sem perda aparente de qualidade.

  •  Considere um ficheiro WAVE de 3,5 MiB. Esperaria que um ficheiro MIDI ocupasse mais ou menos espaço para o mesmo conteúdo? Quais são as principais diferenças entre estes formatos?
  • Considere um ficheiro WAVE de 2,7 MiB. Esperaria que um ficheiro MIDI ocupasse mais ou menos espaço para o mesmo conteúdo? Quais são as principais diferenças entre estes formatos?

 Teria menos espaço porque os formatos musicais (MIDI) são mais compactos do que os formatos de áudio digital, o que permite reduzir os custos de armazenamento e de transmissão.

 

 

  • Comente a expressão “a síntese de media conduz à criação de dados não-estruturados, que, paradoxalmente, originam a perda de informação e o consumo de mais espaço”. A estrutura é inerente ao tipo de media (ex. Áudio)? Comente e justifique, usando como exemplo os formatos MIDI e WAVE.  (2010)

Os tipos de media estruturados e não estruturados relacionam-se através de operações de síntese e de reconhecimento. A síntese parte de tipos de media estruturados e chega aos seus correspondentes não estruturados (exº midi----wave) resultando numa perda de informação mas conduz a maiores volumes de dados. Os formatos musicais são mais compactos do que os formatos de áudio digital, o que permite reduzir os custos de armazenamento e de transmissão, e possibilita a síntese musical com um grau de fidelidade e complexidade com o hardware disponivel e com os dispositivos de saída.O reconhecimento ocorre na direcção inversa (exº wave-----midi), e tenta restabelecer a estrutura

A presença ou inexistência de estrutura, não é inerente ao tipo de media, mas é determinada pela forma como é representado, isto é, pelo seu formato. Por exemplo, as representações utilizadas para os tipos de media texto (não estruturado), imagem, áudio (wave) e vídeo possuem pouca estruturação- na realidade, as representações usadas para estes media são respectivamente, sequências de caracteres, de pixéis ou de amostras. Por outro lado, o texto estruturado, os gráficos, a animação e a música (midi) constituem agregados com representações organizadas. 

Os formatos :

WAVE: representam audio digital codificado no formato ADPCM ( reduz débito binário através da codificação entre valores das amostras, cada amostra é substituida por um único bit. Durante a descompressão as amostras são reconstituidas processando-se a diferença e adicionando-a à última amostra descodificada, fornece racios de descompressão entre 2:1 a 4:1)

MIDI: é um formato musical

 

  • Explique os conceitos de síntese e reconhecimento de media. Dê três exemplos destas transformações.

 Os tipos de media estruturados e não estruturados relacionam-se através de operações de síntese e de reconhecimento. A síntese parte de tipos de media estruturados e chega aos seus correspondentes não estruturados (exº gráficos----Imagem; Texto-----Imagem), resultando numa perda de informação mas conduz a maiores volumes de dados. O reconhecimento ocorre na direcção inversa (exº áudio-----texto; imagem------texto), e tenta restabelecer a estrutura

 ( A presença ou inexistência de estrutura, não é inerente ao tipo de media, mas é determinada pela forma como é representado, isto é, pelo seu formato)

  • Comente a expressão “a síntese de media conduz à criação de dados não-estruturados que, paradoxalmente, originam a perda de informação e o consumo de mais espaço”. A estrutura é inerente ao tipo de media (exo. imagem)? Justifique.

A síntese parte de tipos de media estruturados e chega aos seus correspondentes não estruturados (exº gráficos----Imagem; Texto-----Imagem), resultando numa perda de informação mas conduz a maiores volumes de dados. O reconhecimento ocorre na direcção inversa (exº áudio-----texto; imagem------texto), e tenta restabelecer a estrutura

 A presença ou inexistência de estrutura, não é inerente ao tipo de media, mas é determinada pela forma como é representado, isto é, pelo seu formato. Por exemplo, as representações utilizadas para os tipos de media texto (não estruturado), imagem, áudio e vídeo possuem pouca estruturação- na realidade, as representações usadas para estes media são respectivamente, sequências de caracteres, de pixéis ou de amostras. Por outro lado, o texto estruturado, os gráficos, a animação e a música constituem agregados com representações organizadas.

Point e Pitch

 

 

When discussing fonts and their sizes, what does it mean when the description says 12 pitch as opposed to 12 point. Ao discutir fontes e seus tamanhos, o que significa que a descrição diz pitch 12 contra 12 pontos.
The description of a font's attributes often cause confusion, and point size and pitch are two of the more confusing items. We are all accustomed to choosing point size in our text processing applications. Point size is often based on an age-old printer measurement of 72 points to an inch, e.g. a 24 point font size is 1/3 of an inch, and so on. Pitch value is different and describes the number of characters that will fit in a one-inch space horizontally. This applies to character sets in which all characters are the same width, or 'fixed pitch'. If a fixed font is described as 12 pitch, you will be able to count 12 characters in each one inch space. There is a point size associated with a fixed pitch font, but the important value is the pitch, and not point size. You can experiment with the values by choosing the 'Courier' font in a Windows system. If you were to print a 10-point font, you will find that it prints 12 characters in one inch.

A descrição dos atributos de uma fonte muitas vezes causam confusão e tamanho de ponto e altura são dois dos itens mais confusos. Estamos todos acostumados a escolha de tamanho de ponto em nossos aplicativos de processamento de texto. O tamanho do ponto é muitas vezes baseada em uma impressora de medição de velhice de 72 pontos de uma polegada, por exemplo, um tamanho de fonte 24 pontos é 1 / 3 de uma polegada, e assim por diante. Pitch valor é diferente e descreve o número de caracteres que irá caber em um espaço de uma polegada na horizontal. Isso se aplica a conjuntos de caracteres no qual todos os personagens são a mesma largura, ou "passo fixo. Se uma fonte fixa é descrito como pitch 12, você vai poder contar com 12 caracteres em cada espaço de uma polegada. Existe um tamanho de ponto associado a uma fonte de densidade fixa, mas o valor importante é o passo, e não no ponto de tamanho. Você pode experimentar com os valores, escolhendo a "fonte Courier 'em um sistema Windows. Se você fosse a impressão de uma fonte de 10 pontos, você vai achar que ele imprime 12 caracteres em uma polegada.