1.Introdução

Conceitos. História. Modelos. Tecnologia. Aplicações. Desafios

  • Refira três aspectos que permitiram o uso generalizado de multimédia digital nos últimos anos. (2)

Poder computacional dos PCs

Custos cada vez mais reduzidos

Desenvolvimento das telecomunicações e rede de banda larga e wireless

Convergência dos sistemas digitais informativos como, por exemplo, o telemóvel.

  • Porque frequentemente se considera que multimédia está no segundo estágio de desenvolvimento? (2) O que caracterizaria um terceiro estágio?

Porque nem sempre é possível o utilizador controlar os elementos ou conteúdos que se apresentam bem como os momentos em que essa apresentação ocorre - Interactividade.

  • A tecnologia em si é neutra, mas o seu uso pode levantar questões éticas. Tendo como exemplo um cenário de um curso disponibilizado por e-learning, refira três aspectos que deverão ser tidos em conta em termos de heterogeneidade nas condições de acesso à informação pelos consumidores, com o intuito de promover a equidade nesse acesso. Apresente uma breve justificação para cada um. (2010)

Acessiblidade - utilizadores com deficiências (e.g. visuais, etc)

Competências informáticas de cada formando.

Acesso a rede de banda larga para uma eficaz transferência dos e-conteúdos.

  • Descreva três aspectos éticos e sociais relevantes no desenvolvimento e adopção de conteúdo multimédia.

Acesso à multimédia - na produção de multimédia não basta publicar é preciso que vão ler.

Controlo de multimédia - novas oportunidades de relacionar produtores e consumidores de informação.

Os mecanismos que controlam a informação são os mesmos que permitem uma fácil distribuição e ao mesmo tempo que a restrigem .

RELACAO ENTRE A INTERFACE E UM SISTEMA INTERACTIVO → uma boa interface permite acelerar a realização de uma actividade e minimiza a ocorrência de erros por parte do utilizador. A concepção de uma interface deve ser introduzida num sistema multimédia interactivo pensando em potenciar e facilitar as actividades realizadas pelo utilizador.

APRESENTACAO PASSIVA → ou apresentação linear define-se pela característica que a sequência e natureza da informação seguem um esquema predefinido que não pode ser alterado pelo utilizador, a não ser em ajustes locais como volume ou brilho. Exemplo: televisão, filmes.

APRESENTACAO INTERACTIVA → ou não linear define-se pela característica que o utilizador pode definir vários aspectos da apresentação como (graus de personalização da apresentação):

1. o instante de tempo em que a apresentação se inicia

2. a ordem ou sequencia de apresentação dos vários itens de informação

3. a velocidade a que os itens são apresentados

4. a forma da apresentação (apenas num sistema multimédia)

A personalização da apresentação é o primeiro nível de interactividade.

A possibilidade de integrar ou acrescentar na apresentação o input do utilizador e o segundo nível da interactividade.

O processamento do input do utilizador pelo computador, gerando respostas por parte da aplicação e o terceiro nível de interactividade, sendo os sistemas multimédia que o permitem designados por sistemas adaptativos.

  • Indique três características inovadoras e vantajosas introduzidas por multimédia digital em relação a outras formas tradicionais de combinação de media. Justifique, comparando exemplos dos dois modos de combinar media.

 

A conjugação de vários media apelando à utilização dos cinco sentidos.

  • Comente a seguinte afirmação "A Internet trouxe um novo ímpeto ao debate sobre a censura". Dê exemplo de duas abordagens a esta questão, em multimédia.

O rápido crescimento da Internet, que uma disseminação sem precedentes de materialpossivelmente inaceitável ou não adequado, deu um novo ímpeto aos debates acerca da censura.

 A nova dimensão é inteiramente de acesso e distribuição. A Plataforma para a Internet Content Selection (PICS) é uma tentativa de fornecer um mecanismoque suporte uma diversidade de atitudes dirigidas aos conteúdos e à censura. Ela restringe arecepção, não a distribuição.

 PICS almeja permitir aos utilizadores eles próprios que se previnam contra material inaceitável. aideia subjacente é simples: etiquetas são associadas com cada página web, para prover umaclassificação do seu conteúdo que pode ser usada para acessar a sua desejabilidade. Materialindesejável é rejeitado por software de écran que é incorporado no web browser.

 

não se pode confiar necessariamente nos autores da web para etiquetar as suas páginas, a maneira deprevenir que material que não quero ver chegar, só evitando completamente qualquer coisa que se pense inaceitável.

Ironicamente, o mecanismo intendido para restringir o acesso a certo material (etiquetas PICS) é, ele próprio o meio pelo qual esse material pode ser mais facilmente localizado.


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