1.Introdução
Conceitos. História. Modelos. Tecnologia. Aplicações. Desafios
- Refira três aspectos que permitiram o uso generalizado de multimédia digital nos últimos anos. (2)
Poder computacional dos PCs
Custos cada vez mais reduzidos
Desenvolvimento das telecomunicações e rede de banda larga e wireless
Convergência dos sistemas digitais informativos como, por exemplo, o telemóvel.
- Porque frequentemente se considera que multimédia está no segundo estágio de desenvolvimento? (2) O que caracterizaria um terceiro estágio?
Porque nem sempre é possível o utilizador controlar os elementos ou conteúdos que se apresentam bem como os momentos em que essa apresentação ocorre - Interactividade.
- A tecnologia em si é neutra, mas o seu uso pode levantar questões éticas. Tendo como exemplo um cenário de um curso disponibilizado por e-learning, refira três aspectos que deverão ser tidos em conta em termos de heterogeneidade nas condições de acesso à informação pelos consumidores, com o intuito de promover a equidade nesse acesso. Apresente uma breve justificação para cada um. (2010)
Acessiblidade - utilizadores com deficiências (e.g. visuais, etc)
Competências informáticas de cada formando.
Acesso a rede de banda larga para uma eficaz transferência dos e-conteúdos.
- Descreva três aspectos éticos e sociais relevantes no desenvolvimento e adopção de conteúdo multimédia.
Acesso à multimédia - na produção de multimédia não basta publicar é preciso que vão ler.
Controlo de multimédia - novas oportunidades de relacionar produtores e consumidores de informação.
Os mecanismos que controlam a informação são os mesmos que permitem uma fácil distribuição e ao mesmo tempo que a restrigem .
RELACAO ENTRE A INTERFACE E UM SISTEMA INTERACTIVO → uma boa interface permite acelerar a realização de uma actividade e minimiza a ocorrência de erros por parte do utilizador. A concepção de uma interface deve ser introduzida num sistema multimédia interactivo pensando em potenciar e facilitar as actividades realizadas pelo utilizador.
APRESENTACAO PASSIVA → ou apresentação linear define-se pela característica que a sequência e natureza da informação seguem um esquema predefinido que não pode ser alterado pelo utilizador, a não ser em ajustes locais como volume ou brilho. Exemplo: televisão, filmes.
APRESENTACAO INTERACTIVA → ou não linear define-se pela característica que o utilizador pode definir vários aspectos da apresentação como (graus de personalização da apresentação):
1. o instante de tempo em que a apresentação se inicia
2. a ordem ou sequencia de apresentação dos vários itens de informação
3. a velocidade a que os itens são apresentados
4. a forma da apresentação (apenas num sistema multimédia)
A personalização da apresentação é o primeiro nível de interactividade.
A possibilidade de integrar ou acrescentar na apresentação o input do utilizador e o segundo nível da interactividade.
O processamento do input do utilizador pelo computador, gerando respostas por parte da aplicação e o terceiro nível de interactividade, sendo os sistemas multimédia que o permitem designados por sistemas adaptativos.
- Indique três características inovadoras e vantajosas introduzidas por multimédia digital em relação a outras formas tradicionais de combinação de media. Justifique, comparando exemplos dos dois modos de combinar media.
A conjugação de vários media apelando à utilização dos cinco sentidos.
- Comente a seguinte afirmação "A Internet trouxe um novo ímpeto ao debate sobre a censura". Dê exemplo de duas abordagens a esta questão, em multimédia.
O rápido crescimento da Internet, que uma disseminação sem precedentes de materialpossivelmente inaceitável ou não adequado, deu um novo ímpeto aos debates acerca da censura.
A nova dimensão é inteiramente de acesso e distribuição. A Plataforma para a Internet Content Selection (PICS) é uma tentativa de fornecer um mecanismoque suporte uma diversidade de atitudes dirigidas aos conteúdos e à censura. Ela restringe arecepção, não a distribuição.
PICS almeja permitir aos utilizadores eles próprios que se previnam contra material inaceitável. aideia subjacente é simples: etiquetas são associadas com cada página web, para prover umaclassificação do seu conteúdo que pode ser usada para acessar a sua desejabilidade. Materialindesejável é rejeitado por software de écran que é incorporado no web browser.
não se pode confiar necessariamente nos autores da web para etiquetar as suas páginas, a maneira deprevenir que material que não quero ver chegar, só evitando completamente qualquer coisa que se pense inaceitável.
Ironicamente, o mecanismo intendido para restringir o acesso a certo material (etiquetas PICS) é, ele próprio o meio pelo qual esse material pode ser mais facilmente localizado.